top of page
Início: Blog2

Hanoi, Vietname – a chegada atribulada!

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Após muitas horas de voos, com escala prolongada em Istambul, chegámos…

Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!

Estávamos bastante expectantes em relação à entrada do país…tínhamos contratado uma agência local, via internet, que não conhecíamos de lado nenhum e de que apenas tínhamos referências pelos feedbacks, também online, para emitir a carta de aprovação e nos tratar do visto à chegada numa tentativa de fugir ás famosas filas intermináveis para a sua obtenção. Mas a ideia de passar 50 dólares e os nossos passaportes para a mão de um estranho deixam-nos sempre uma sensação de desconforto, fazendo-nos chegar à conclusão que já não temos muita fé na raça humana!!!!

Não havia razão para tal… correu ás mil maravilhas e minutos depois de termos chegado e encontrado o funcionário da tal agência à nossa espera, com uma placa com os nossos nomes, tínhamos de volta ás nossas mãos o passaporte com o desejado visto.

Agora era oficial…apesar da hora tardia, pudemos gritar o tão desejado “Good Morning Vietnam” e iniciar a nossa jornada.

Já no carro que nos levaria ao hotel, no centro da cidade, foi com alguma desilusão “camuflada” que fizemos os primeiros quilómetros na tranquilidade de uma auto-estrada pouco movimentada e o mais normal possível…Por isso foi com entusiasmo que nos começamos a aperceber que, de forma crescente, o movimento começava: primeiro ainda só com carros a formar algumas filas de transito, também normais para uma capital do país, depois já fora da via rápida, com a junção de algumas scooters a serpentear pelo meio dos carros e finalmente, quando entramos na parte velha, com a invasão total de scooters e bicicletas que começaram a aparecer de todos os lados e de centenas de pessoas percorrendo as estreitas ruas numa caos total…isto sim, era o que esperávamos de Hanoi!

O que não esperávamos foi o valente susto da noite…

Seguíamos já devagar e encantados com o movimento do “Old Quarter”, absortos com tanta agitação quando de repente o carro que nos transportava parou. E mais de repente ainda todas as portas se abriram e de lá de dentro fomos literalmente arrancados e a bagagem descarregada em “menos de nada”… tudo isto no meio da multidão ensurdecedora que fazia com que não entendêssemos o que aos berros três vietnamitas com ar de empregados de mesa nos tentavam dizer! Fomos, sem sabermos ainda muito bem o que estava a acontecer encaminhados para longe do carro, que desapareceu num ápice, por entre os transeuntes e motas, por uma rua ainda mais estreita e repleta de vendedores abancados no chão e venderam o que de tudo se pode imaginar, desde baldes de plástico, a espetadas assadas na brasa, passando por roupas de criança e sapatos de homem e acabando em frutas e vegetais, sem ordem aparente e já misturados com o lixo acumulado de uma noite de vendas, onde as caixas de cartão estragadas, as garrafas de cerveja vazias e os restos de comida ressaltavam à vista e ao cheiro…

Pouco tempo depois, estávamos nós, os nossos “raptores” e as nossas malas numa rua principal onde estava instalado o famoso mercado noturno de Hanoi, precisamente na rua do nosso Hotel!



Hotel “Oriental Suites


Se voltarmos um dia será certamente para o mesmo hotel… ADORAMOS!

No entanto, ficam aqui mais opções para Hanoi: Booking.com

Sabíamos que tínhamos escolhido um alojamento no coração do “Old Quarter” mas nunca nos passou pela cabeça que estávamos na sua artéria principal. Com a rua cortada ao trânsito, tudo estava explicado e agora, à distância temporal e geográfica do sucedido, não podemos deixar de confessar que foi a melhor receção que poderíamos ter tido e um dos pontos altos da viagem!

As centenas de barracas ali mesmo “a chamar por nós” fizeram-nos esquecer as horas de voo que tínhamos em cima e não resistimos a sair e começar a explorar a cidade…

Reparámos logo que se vêem poucos “ocidentais” na rua, o que nos permite sentir que estamos a viver a vida deles e não uma vida fabricada para turistas, e que vida… Apesar do adiantado da hora as ruas estavam apinhadas de pessoas que se divertiam jogando “jogos de criança” tipo saltar à corda, cantavam e dançavam no meio da rua ou formando rodas para um jogo com uma pequena bola com uma pena. E vê-se felicidades nos seus rostos!!!


Só isto era o suficiente para decretar desde logo “amor à primeira vista” mas se ainda juntarmos os vendedores de balões, frutas e algodão doce que se fundem com colorido do lago no centro da cidade iluminado com cores berrantes, estávamos mesmo perante um caso perdido de paixão por uma cidade onde tínhamos acabado de aterrar e que ainda tanto nos tinha para oferecer…




No dia seguinte fomos conhecer melhor a cidade…



Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page