MINHO… acompanhe-nos até lá em mais um fim de semana passado em “viagens na nossa terra”!
Guimarães
Segundo a tradição, que foi em S. Torcato que teve início, em 24 de Junho de 1128, a Batalha de S. Mamede, na qual D. Afonso Henriques conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal, vencendo sua mãe, Dona Teresa e afastando assim a tentativa de hegemonia galega.
![minho-guimaraes1](https://static.wixstatic.com/media/7e2aa0_8315685858874b6a8ab6162d15d2be93~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/7e2aa0_8315685858874b6a8ab6162d15d2be93~mv2.jpg)
VIAGENS NA MINHA TERRA – Campo da Ataca
Hoje, dia 10 de junho, dia de Portugal foi por aqui, no denominado “Campo da Ataca” que simbolicamente iniciamos mais uma viagem na nossa terra…
Um conjunto de sete estátuas com cerca de cinco metros foram erguidas no local. Este monumento intitulado “Afonsinhos”, convida-nos a elevar o olhar, para onde descansam os nossos grandiosos guerreiros pisando solo sagrado da nossa nação.
Não é fácil, face á inexplicável falta de placas indicativas, encontrar o local, pelo que fica aqui a sula localização no mapa.
Homenagem feita, rumamos ao ex libris da cidade berço, o Castelo de Guimarães.
Foi aqui que viveram o Conde Dom Henrique e Dª. Teresa de Leão e terá sido provavelmente aqui que nasceu Dom Afonso Henriques. Mais uma visita histórica que nos leva de regresso ás aulas da primária!
Ao lado, o Paço dos Duques impressiona e divide o protagonismo com o Castelo.
Este edifício de proporções avantajadas e altos torreões suscita a curiosidade de quem o vê e o desejo incontido de nele entrar. Aqui funciona um museu de arte decorativa com tapeçarias, mobiliário, cerâmica, pintura, escultura, armas, que se distribuem pelos diferentes espaços, procurando criar no visitante a sensação de que está a visitar uma casa, uma casa senhorial.
A pequena igreja de S. Miguel do Castelo apesar de menos vistosa não é de menor importância. Aqui, acredita-se ter sido batizado o nosso primeiro rei, pelo que em 1910, foi classificada como Monumento Nacional, tendo a pia batismal que entretanto tinha sido levada para a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, regressado ao seu local de origem.
O Monte Latito, espaço ajardinado que circunda o Castelo, a Igreja de S. Miguel e o Paço dos Duques de Bragança, com cerca de 39 000 m2 serve como espaço de lazer e de circulação pedonal entre os três monumentos nacionais.
Neste parque, na entrada principal junto ao Paço dos Duques, a célebre estátua de Dom Afonso Henriques, o nosso primeiro rei e fundador de Portugal, encara a célebre Rua de Santa Maria, uma das primeiras ruas abertas em Guimarães e que nos levou rumo ao centro.
Á medida que descíamos muito foram os testemunhos arquitetónicos do seu passado com destaque para a Casa do Arco.
A Praça de São Tiago e o Largo da Oliveira, separados pelo “Domus Municipalis”, antigo edifício da câmara municipal presenteia-nos com a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e com o Padrão do Salado.
Daí seguimos para o Largo do Toural que a sudeste ostenta nas torres da antiga muralha as palavras “Aqui nasceu Portugal”…
e com estas três palavras sentimos de novo o peso do glorioso passado histórico de Guimarães!
No centro desta praça encontra-se uma atração “escondida”… desenhos aparentemente sem ligação preenchem os passeios.
A visão aérea desvenda o mistério…
Vistos de cima são nada mais nada menos que um mapa, o mapa do centro histórico.
E muito mais tem a cidade de Guimarães para conhecer… E uma tour guiada desde o Porto é uma excelente opção para um dia bem passado pelas principais cidades minhotas! Além da cidade berço conhecerá também Braga, que também neste dia foi o nosso destino seguinte…
Saindo do centro, a cerca de 14 km de Guimarães, a Citânia de Briteiros é um conjunto de ruínas duma aldeia de castros com mais de 2000 anos, um breve “regresso” á Idade do Ferro.
Para poder aproveitar estes e outros locais desta maravilhosa cidade, nada com por cá pernoitar…
A nossa sugestão é a Pousada Mosteiro de Guimarães, situada num Convento Agostiniano do século XII.
Neste “Small Luxury Hotel”, mandado construir pela 1ª Rainha de Portugal Dona Mafalda, os seus antigos claustros são atualmente quartos, decorados a rigor e que nos transportam, com todo o conforto a tempos passados…
No entanto, não faltam outras opções, para todos os gostos e preços… Booking.com
Braga, a capital do Minho
Neste dia dedicado ás cidades do Minho, o início da tarde foi dedicado à capital de distrito, Braga conhecida como “cidade dos arcebispos”.
Fundada pelos romanos há mais de 2000 anos com o nome Bracara Augusta, é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo.
Assim são inúmeras as igrejas com que nos cruzamos no breve percurso que fizemos pelo centro.
Destacamos a Igreja de São Marcos pelo seu belo enquadramento exterior e um interior muito bonito e a Sé, a mais antiga catedral de Portugal que remonta ao século XI.
Por entre praças imponentes e largos históricos chegamos ao arco da Porta Nova que liga a cidade medieval ao exterior das muralhas para assim deixar o dentro histórico.
Uma breve passagem pelo Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Bom Jesus de Braga para apreciar o escadório que nos fez lembrar o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego que visitamos no fim de semana passado.
Um funicular segue um caminho paralelo até ao santuário sendo conhecido por ter sido o primeiro construído na Península Ibérica (1882) e é hoje o mais antigo no mundo em funcionamento a utilizar o sistema de contrapeso de água.
No Bom Jesus bonitos jardins, grutas, fontes, miradouros e um lago completam um quadro onde a arte e a natureza convivem em perfeita harmonia e que fazem deste sítio um espaço sagrado e de repouso. Mais um retrato do verde Minho Booking.com
Barcelos
E num dia dedicado ao nosso país Barcelos era um destino inevitável uma vez que famosa “Lenda do Galo” acabou por se tornar num ícone.
Segundo esta lenda, um peregrino que estava de passagem pela cidade rumo a Santiago de Compostela foi acusado de roubo e condenado à forca apesar de reclamar a sua inocência. Indignado disse ao juiz que se que se ele estivesse a falar verdade e fosse inocente, ao jantar o galo assado na mesa iria levantar-se e cantar.
“É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem” Dito e feito. Quando o juiz estava prestes a comer seu jantar, o galo, que já estava assado no prato, levantou-se e cantou!
Visitar Barcelos não é “óbvio” e pode gerar expectativas frustradas.
Mas mesmo sem a monumentalidade de outras cidades do Minho por aqui há histórias, lendas e um charme peculiar, típico de uma cidade minhota.
Ficamos alojados, a cerca de 15 km do centro de Barcelos no Hotel Torre de Gomariz onde pudemos aproveitar um final de tarde junto à piscina rodeados de vinha e do chilrear dos passarinhos e de um jantar gourmet delicioso, para no dia seguinte, percorrer a rota dos espigueiros do Parque Nacional da Peneda-Gerês…
Recomendamos a 100% este hotel boutique de 5 estrelas situado na freguesia de Cervães que integra um dos mais emblemáticos edifícios históricos de Vila Verde e da própria região do Minho. Oferece uma ligação única entre história, natureza, design e sofisticação, onde o clássico e o contemporâneo se fundem de forma excecional.
Para outras opções, podem consultar as seguintes promoções: Booking.com
A melhor forma de fazer este percurso é de carro.
Caso esteja de visita ao nosso país, sem carro próprio, deixamos aqui algumas sugestões para o aluguer:
Para outras viagens na nossa terra igualmente encantadoras veja os nossos artigos aqui no blogue!
Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores
Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?
Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.
TERMINAMOS ASSIM MAIS UM FIM DE SEMANA DE VIAGENS PELA NOSSA TERRA, MINHO!
Comments