top of page
Início: Blog2

A cidade velha de TALLINN

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

A nossa visita a Tallinn resumiu-se á encantadora cidade velha, cercada de muralhas medievais, que chegou a ter quase 2,4 km de extensão e 46 torres. Atualmente, ainda está de pé cerca de 1,9 km e 20 torres que servem maioritariamente como museus. Percorremos esta área bem preservada da capital da Estónia desde o centro, a Raekoja Plats na chamada parte baixa (All Linn) até ao alto da montanha, Toompea, onde as vistas sobre a cidade e o Golfo da Finlândia são soberbas!

No fim deste artigo deixamos um GUIA PRÁTICO com todas as dicas desta cidade, como chegar, onde ficar, etc!

Raekoja Plats

O cento da cidade velha é a praça do mercado, cujo pavimento em paralelepípedo é tão antigo quanto a própria cidade. Rodeada por estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafés e lojinhas é o local mais vibrante de Tallinn.

Na parte a sul encontra-se a Raekoda, o edifício da câmara municipal do século XV, com os seus arcos góticos ao nível do chão e uma torre de 64 metros na extremidade norte. No topo da torre, está o Vana Toomas, um cata-vento do século XVI que representa um guarda da cidade medieval e que é o emblema da cidade de Tallinn.

É também aqui que fica a mais antiga farmácia ainda em funcionamento da Europa, aberta em 1422- a Raeapteek

Segundo o site oficial da cidade: “Os remédios vendidos na farmácia na época medieval incluem poção de pele de cobra, suco de múmia e chifre de unicórnio em pó (para impotência masculina). Mas este também era um lugar para comprar itens de todos os dias, como geleia, chá, claret, pólvora e, mais importante, o marzipan.”.

Hoje em dia, além de ser uma farmácia que vende produtos modernos, ela também abriga uma exposição de itens medicinais que datam do séculos XVII ao XX. Um lugar super pitoresco e imperdível numa visita a Tallinn.

St. Catherine’s Passage

E por falar em lugares pitorescos de Tallinn, St. Catherine’s Passage é mais um desse locais!

Esta ruela fica “escondida” atrás da antiga Igreja de Santa Catarina e conecta a Vene Street com a rua Müürivahe. O local abriga diversas oficinas de artesanato local onde os artistas usam métodos tradicionais para criar suas obras: vidro, chapéus, colchas, cerâmicas, seda pintada à mão, joias, entre outras mercadorias.

A parte mais interessante é que as oficinais estão abertas para que os visitantes possam ver os artesãos a trabalhar.

Catedral Alexander Nevsky

A Catedral Alexander Nevsky é uma igreja ortodoxa russa que foi construída em 1900, quando o país fazia parte do império russo, tendo sido propositadamente construída em frente ao Castelo de Toompea (parlamento da estónia) como um símbolo do domínio czarista russo.

O seu nome homenageia o Príncipe de Novgorod, Alexandre Yaroslavich Nevsky, que liderou a famosa Batalha do Gelo no Lago Peipsi em 1242, que parou o avanço dos alemães.

A catedral é uma obra-prima arquitetónica, possuindo uma imensa cúpula e, internamente, é ricamente decorada com mosaicos e imagens.

Castelo Toompea (Parlamento da Estónia)

Localizado no alto de uma colina, o Castelo Toompea foi construído por volta de 1227-29 por cavaleiros alemães, que decidiram erguer uma fortaleza no local. Apesar de já ter sido reformado diversas vezes ao longo dos séculos ainda conserva o projeto básico dos séculos XIII e XIV.

Na parte da frente, fica um palácio pintado na cor rosa, da época de Catarina, a Grande.


No entanto, na parte lateral é possível ver partes do antigo palácio medieval mas devido a obras no local não conseguimos nem ter acesso a essa parte nem ingressar no jardim “Governor’s Garden” onde se avista a torre Pikk Hermann de 46 metros de altura.

A torre é um símbolo da Estônia pois segundo a tradição, qualquer nação que lá coloque a sua bandeira governa o país. Atualmente, o Castelo é utilizado como Parlamento da Estónia e todas as manhãs, ao raiar do dia, a bandeira estoniana é colocada sobre a torre ao som do hino nacional.

Catedral de Santa Maria

A Catedral de Santa Maria, a Virgem, também conhecida como Toomkirik, é a mais antiga da cidade e a principal igreja de Tallinn. É uma igreja medieval, construída após a invasão dinamarquesa em 1219. Originalmente, era uma catedral católica fundada por monges dominicanos dinamarqueses tendo-se tornado luterana a partir de 1561 e, atualmente, pertence à Igreja Evangélica Luterana da Estônia.

Igreja de São Olavo

A Igreja de São Olavo remonta de 1267 e servia a um grupo de comerciantes escandinavos que se estabeleceram na área e o seu nome é uma homenagem ao rei Olaf II, da Noruega.

Construída com 159 metros de altura, esta igreja de arquitetura gótica chegou a ser o edifício mais alto do mundo entre 1549 e 1625. A Sua forma e tamanho atuais (torre com 124 metros de altura) foram definidos no século XVI após vários incêndios.

Plataforma de observação Patkuli

A plataforma de observação Patkuli, localizada em uma colina de pedra calcária, oferece visitas panorâmicas dos telhados, muralhas e torres medievais, dando a Tallinn uma visão de “conto de fadas”. Para lá chegar basta subir uma série de degraus que foram construídos em 1903. Esta é, sem dúvida, a melhor vista de Tallinn!

GUIA PRÁTICO


Como chegar?


Nós chegamos de barco! Esta foi mais uma das paragens do CRUZEIRO NO BÁTICO

Viajando desde Portugal a melhor opção é um voo até à capital da Estónia.

Antes de mais há que escolher o voo…

Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!

Sendo as passagens aéreas a parte mais cara da maioria das viagens, dedicamos um artigo apenas a explicar como funciona o Skyscanner e com dicas de como comprar voos baratos.

Há agora que chegar ao hotel! Para isso, deixamos aqui alguns meios para sair do aeroporto

O aeroporto de Tallinn está localizado a cerca de 4 quilómetros do centro histórico da cidade.

O táxi é a melhor opção para chegar ao destino e tem o custo, até à área central da cidade, de aproximadamente 10€.

No entanto, se tiverem um orçamento mais limitado, podem optar pelo autocarro número 2 (direção Reisisadam) que é a escolha mais económica para chegar ao centro. O bilhete custa apenas 1,60€ e pode ser comprado a bordo ou nos quiosques (R-Kiosk) localizados junto às paragens.

Há também que ter em conta as seguintes opções:

TRANSFER – Para quem procura mais conforto no transporte do aeroporto para o centro, o shuttle pode ser uma excelente alternativa. Façam aqui as vossas pesquisas:

ALUGUER DE CARRO – Uma opção de mobilidade na cidade e arredores

Nós aconselhamos a busca através da RENTCARS ou da RENTALCARS que automaticamente selecionam entre as rent-a-car os melhores preços no destino

A nossa preferência recai na EUROPCAR, uma rent-a-car de renome internacional que nos oferece maior confiança e que normalmente tem balcões dentro dos aeroportos.

Há ainda rotas de ferry partindo da Finlândia (Helsínquia)

Quando viajar?


No verão os dias são mais longos, o sol nasce antes das 5h e se põe depois das 22h. A parte negativa é que a cidade fica mais cheia e o custo da viagem é mais elevado. Já no inverno o sol nasce por volta das 10h e se põe às 16h, encurtando muito o dia. Por outro lado, é o período indicado para quem quer ver a neve.

No fim de setembro, inicio de outubro, quando as férias de verão já acabaram e os preços de hospedagens e passeios são mais baixos é uma boa opção, tendo ainda a vantagem é que o índice de chuva é menor nesse mês, o que favorece passeios ao ar livre.

Onde ficar?


Como visitamos Tallinn numa paragem do cruzeiro não ficamos alojados na cidade… mas

A nossa escolha número 1 é utilizar o Booking.com.

Temos reservado através desta plataforma por todo o mundo e não podemos estar mais satisfeitos. NUNCA tivemos qualquer tipo de problema. Por isso, independentemente do tipo de alojamento que escolherem para a vossa estadia recomendamos que reservem aqui sem receios.

Vamos indicar as nossas escolhas e algumas alternativas “para todos os gostos” baseadas na nossa pesquisa mas fica aqui deste já o link genérico para outras opções. Booking.com

A nossa escolha recaiu sobre o Hotel Ibis Styles Bangkok Khaosan Viengtai e temos só uma palavra: PERFEITO! Qualidade, preço, localização… tudo! E poucos metros da Khaosan Road, sem o mínimo de barulho. A repetir, sem dúvida, num regresso futuro.

Como viajar seguro?


Este não é um conselho! É mesmo um “investimento” que consideramos OBRIGATÓRIO…

Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…


Simulação AQUI


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page