top of page
Início: Blog2

Icetrip pela Islândia, uma viagem pelo Polar Ártico

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

A Islândia emergiu no oceano Atlântico Norte há milhares de anos pela força de uma poderosa atividade vulcânica…Por cima, gelo. Por baixo, magma… fogo liquido! Continuamos esta viagem pelo “ polar Ártico “, pelos cenários cobertos de neve, com base em Reykjavik, a capital mais setentrional do mundo e assim continuou a nossa Icetrip pela Islândia!

Reykjavik – cidade base da Icetrip pela Islândia

Cercada por uma natureza majestosa, misturando a casualidade duma aldeia com o know-how duma cidade grande, Reykjavik é um daqueles lugares para caminhar com calma e absorver o seu esplendor.

Escolhemos um hotel estrategicamente central para nos deslocarmos a pé pelo centro.

Não é fácil encontrar um hotel na cara capital islandesa, e só após muita pesquisa fizemos esta opção que consideramos equilibrada em termos de qualidade/preço tendo em conta o nível de vida deste país!

Ficam aqui mais opções para fazerem a vossa escolha: Booking.com

Para nos deslocarmos desde o aeroporto até ao centro utilizamos o seguinte transfer:

Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!

Daqui partimos para várias tours para conhecer este pequeno país europeu recheado de uma infinidade de maravilhas naturais.

Entre tours fomos percorrendo calmamente a cidade, um lugar absolutamente tranquilo, seguro, capital do que é considerado o terceiro país mais desenvolvido do mundo!

Como fomos no inverno foi esta a opção mais segura… as estadas estão cobertas de neve, o clima muda a cada instante com fortes rajadas de vento e nevões fortes, ou seja, nada seguro para os aventurarmos a alugar carro e explorar a ilha por nossa conta. Caso optem por outra época do ano, ficam aqui as sugestões para o aluguer de carro:

ALUGUER DE CARRO – Uma opção de mobilidade na cidade e arredores

Nós aconselhamos a busca através da RENTCARS ou da RENTALCARS que automaticamente selecionam entre as rent-a-car os melhores preços no destino

Nesta época do ano, além do clima agreste, os dias são extremamente pequenos… o sol apenas dá um ar da sua graça nunca subindo do horizonte, aparece depois das 9 da manhã e antes das 16 horas já anoitece… Mas é mágico visitar este país nestas condições! Dá-nos a precisa noção de como é viver no circulo polar ártico!

Visitamos a Hallgrímskirkja, igreja luterana com formato de proa dum navio Viking e design inspirado nas formações de basalto do sul da ilha.

Há quem diga que também foi feita para lembrar um vulcão e como à noite fica iluminada apenas na ponta por uma luz laranja, esta seria a a lava a escorrer!

É possível subir até o topo por 1000ISK e ver a linda vista do ponto mais alto da cidade.


Icetrip-pela-Islândia-1

Icetrip-pela-Islândia-2

Deixamo-nos envolver no Museu Perlan pelas “wonders of Iceland”, percorrendo uma icecave, explorando a exibição multimedia com detalhes sobre os glaciares, vulcões e áreas geotermais da ilha, tomando ainda mais consciência dos efeitos do aquecimento global, nomeadamente do degelo dos glaciares e terminando no planetário com as famosas auroras boreais.

Aquisição prévia de bilhetes – https://www.tiqets.com/pt/reiquiavique-c22/museu-perlan


Icetrip-pela-Islândia-5

Icetrip-pela-Islândia-6

Também o belíssimo Teatro Harpa com suas linhas modernas e painéis coloridos mereceu a nossa atenção.

Já perto do porto de Reykjavik, o cachorro-quente do Baejarins Beztu, ícone nacional com reputação de vender os melhores da Islândia, reconfortou os nossos estômagos antes de percorrermos a Laugavegur, a rua de compras mais antiga da cidade, para escolher a já habitual recordação de viagem.

Parecendo flutuar nas águas geladas da baía da Crina, Sólfar (Sun Voyager), muitas vezes confundida como um símbolo dos barcos vikings que chegaram à cidade, representa um Barco dos Sonhos. Uma ode a Sol, simbolizando luz e esperança neste país de extremos que no inverno tem menos de 3 horas de dia ao mesmo tempo que é contemplado com o sol da meia noite no verão.

Um cenário magnífico para encerrar a nossa estadia nesta terra selvagem, pura, viva, bela, às vezes bruta, um misto de paraíso e inferno, realidade e ficção, em que só os islandeses são capazes de (sobre)viver.

Blue Lagoon

A Blue Lagoon (Lagoa Azul) é uma das atrações mais visitadas da Islândia. Turistas e moradores se reúnem para tomar banho nesse spa de águas geotermais, situado em um campo de lava a 45 minutos da capital, Reykjavik.


Icetrip-pela-Islândia-15

Icetrip-pela-Islândia-16

São 6 milhões de litros de água, com temperatura entre 37°C e 40°C, captada junto a um fluxo de lava a mais de 2.000 metros abaixo da terra, rica em sílica e em outros compostos minerais, que alguns acreditam possuírem efeitos medicinais e anti-idade.

Formada acidentalmente quando se construía uma usina, hoje é considerada uma das maravilhas do mundo.

Por aqui passámos a manhã que nos brindou com um pouco de tudo… nevão intenso, sol radiante, vento gélido e brisa suave! Rodeados de pedras do campo de lava, dentro da lagoa, a ordem é relaxar… Flutuando sob o valor que nos envolve num ambiente de mistério, cuidando da pele com a famosa máscara de lama de sílica, bebendo uma bebida refrescante e finalmente usufruindo duma típica “water massage” (não incluída no ingresso, comprada à parte, no local)

E de alma lavada regressamos à capital da Islândia

Círculo Dourado

Dedicamos um dia completo desta nossa Icetrip pela Islândia para conhecer o “Círculo Dourado”.

Começamos na cratera do vulcão Kerid, cujas águas verdes cristalinas estavam transformadas numa única placa de gelo


Icetrip-pela-Islândia-18

Passamos pela cascata Gulfoss, cujas águas vem do glaciar Langjokull




e fomos visitar os famosos gêyseres do Vale Haukadalur,

Terminamos no Parque Nacional de Thingvellir onde é possível caminhar numa fenda que separa as placas tectônicas que dividem Europa e América.




Gostamos muito da tour, quer a nível de locais visitados, quer do acompanhamento do guia muito simpático e sempre pronto a dar informações sobre os locais e sobre a Islândia.

Por isso deixamos aqui a nossa recomendação:

Pelo sudoeste até Jökulsárlón

Saímos mais uma vez de Reykjavík e fomos para sudoeste…

Neste dia inteiro de tour pudemos provar as famosas panquecas islandesas (Pönnukökur), avistar o famoso vulcão Eyjafjallajökull e o temido Kafka.

Visitamos a imponente Skógafoss, uma das maiores quedas de água da Islândia com altura de 60 metros.




… e fomos vendo o panorama mudar a cada dezena de quilômetros ( e a meteorologia também ):

ora montanhas imponentes, ora vulcões com infindáveis campos de lava aos seus pés,

ora quedas d’água cristalizadas e dos mais variados tamanhos, ora glaciares de perder a respiração!

A Islândia é realmente a natureza no seu estado bruto.





Mas o que nos levou a fazer quase 400km nesta Icetrip pela Islândia (mais 400 para regressar…) foi o lago glacial Jökulsárlón

Passamos o maior glaciar da Europa, Vatnajökull e dirigimo-nos ao Oceano Atlântico Norte. Aqui “faltam olhos” para ver tudo aquilo que nos rodeia… Blocos de gelo com os mais inacreditáveis tons de branco, cinza e azul, verdadeiras obras de arte, tiram o fôlego a qualquer um!

Ver ao vivo os icebergues é uma dádiva!





No lado oposto, na Diamond Beach, cercados por pedras de gelo de todos os tamanhos, sobre a areia preta, de origem vulcânica, que as faz ressaltar ainda mais, com o mar mesmo á nossa frente, a paisagem torna-se “irreal”. Fez valer a pena cada quilómetro.


Icetrip-pela-Islândia-9

Icetrip-pela-Islândia-10

É uma tour que dura 14 horas… são muitos quilómetros! Chegamos quase é meia noite ao hotel cansados mas foi um dia fenomenal! Vale a pena…

A Aurora Boleal

Para os Vikings eram danças dos espíritos, para os índios, bebés que nunca chegaram a nascer….

Nós acreditamos mais na explicação científica que nos ensina que quando, em noites de céu limpo, uma grande quantidade de elétrons provenientes dos ventos solares interage com os gazes da nossa atmosfera o forte choque entre as moléculas produz um feixe luminoso, maioritariamente verde, que nos brinda com o fenómeno da natureza mais desejado nas zonas polares… As “luzes do Norte”, as famosas auroras boreais.

Finalmente uma prometedora noite estrelada dava-nos a esperança de as ver ao vivo! Era uma “must do” neta nossa Icetrip pela Islândia!

Não foi fácil pois as nuvens teimavam em não sair do local escuro e afastado da “poluição luminosa” de Reykjavik onde permanecemos mais de 1 hora…

O frio e o adiantado da noite fez-nos quase desistir mas de repente, já a caminho do hotel, em plena estrada, com luzes por todo lado, algo de mágico aconteceu no céu… Foi tímida, fugaz e discreta… Mas seja como for, tivemos o privilégio de presenciar este espetáculo único.

Ficam aqui as fotos possíveis… não transmitem nem de parto nem de longe a realidade!

Lá, “dá arrepios”, podemos dizer mesmo que é emocionante. Uma experiência indescritível!

Para irmos ver a aurora boreal utilizamos a GetYourGuide…

Já tínhamos previamente guardado o link mas só reservamos no dia anterior pois acaba por ser uma “lotaria” acertar no dia…

Ficam aqui algumas dicas:

Convém sempre saber as previsões meteorológicas o mais exatas possível e mesmo assim a ilha está sujeita ás mais diversas e imprevisíveis alterações! Site para consultar as previsões – https://en.vedur.is/weather/forecasts/aurora/

Muito dificilmente se vê em plena cidade…

Na tour somos levados para os locais onde sabem ser mais fácil a sua visualização. E, como há intercomunicação entre os guias das várias camionetas sempre que há informações de que em determinado local estão reunidas as condições, somos transportados para lá.

Há várias tours a ser vendidas diretamente nas agências locais… comparem preços!

Na Islândia o nível de vida é bastante elevado e a nós compensou fazer a reserva online.

Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…


Simulação AQUI


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

Esta nossa Icetrip pela Islândia foi feita em pleno inverno… um dia regressaremos após o degelo para apreciar o verde das paisagens desta ilha!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page