top of page
Início: Blog2

Giro italiano – VENEZA

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Veneza, a cidade das “ruas de água”, com os seus palácios, monumentos e pontes, as suas ruas pedestres e os seus inúmeros canais conquistou-nos por completo!

Para quem opte por uma escapadinha até esta cidade e assim chegue via aérea, ficam aqui várias sugestões:

Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!

O alojamento em Veneza não fica nada económico… daí muitas vezes a opção de ficar em Mestre.

Vantagens de se hospedar em Mestre:

  1. os hotéis são bem mais baratos;

  2. se estiver de carro, é uma boa opção já que é possível deixar o carro estacionado no hotel e depois ir para Veneza de comboio. Lembre-se: estacionamento em Veneza é super caro e não vai poder usar carro na ilha;

  3. Mestre é bem mais plano, por isso fica fácil andar por lá as malas;

  4. se estiver com muitas malas, vale salientar que andar em Veneza com malas é um verdadeiro desafio, Mestre é uma região estratégica já que tem comboios, autocarros e táxis disponíveis;

  5. da Estação de Comboio de Veneza Mestre até a Estação de Santa Lucia em Veneza, são cerca de 10-12 minutos e o valor médio do bilhete é de 1,5€… rápido e barato!

Desvantagens de se hospedar em Mestre:

  1. não fica literalmente a dormir em Veneza;

  2. como não há partidas/chegadas durante a noite não vai conseguir ver a cidade vazia (e vale bem a pena!)… acordar cedinho para ver o amanhecer em Veneza ou aproveitar a noite toda em Veneza não será possível.

  3. como vai ser preciso ir e voltar para Mestre no mesmo dia, se estiver com crianças ou se é do tipo de pessoa que não gosta de grandes deslocações, vale ressaltar que o trajeto pode ser bem cansativo, sobretudo no final do dia. Booking.com

Mas o nosso objetivo era ficar em Veneza!!!!!

Sendo a cidade um conjunto de ilhas, sem trafego de carros no interior, surgiu-nos a dúvida de como cá chegar de mota… Mas, sim, é possível! Existe uma ponte que liga o continente à ilha que atravessarmos para chegar à Piazzale Roma, onde reservamos hotel com aparcamento.


E desta vez decidimos que merecíamos o melhor!!! Com um quarto, decorados em estilo veneziano tradicional, com vistas para o Grande Canal escolhemos o Hotel Santa Chiara na Piazzale Roma, em pleno centro histórico mas acessível por carro (ou nesta caso, por mota) e que é o único hotel em Veneza que tem seu próprio estacionamento privativo.



Para mais opções em Veneza!

A região mais procurada, onde ficam os belos canais, é dividida por 6 bairros (sestieri em italiano): Cannaregio, San Marco, Dorsoduro, Castello, San Polo e Santa Croce. Dentre estes bairros, é possível ir a pé aos principais pontos turísticos.

Uma vez escolhido o alojamento era tempo de ir á descoberta… e logo com o cair da noite no primeiro dia ficamos rendidos ao seu charme!

Já no dia seguinte, com o sol a iluminar as suas cores, fomos conquistados para todo o sempre!

Começamos usando o único transporte disponível na cidade, os barcos…

A viagem de Vaporetto é uma delícia e já começa a fazer parte do roteiro da visita permitindo desde logo ir apreciando a arquitetura da cidade e como por aqui a vida “rola” sobre as águas.

Adquirimos o passe público no seguinte link

Descemos do Vaporetto na estação de Rialto, junto à famosa ponte de pedra, que até 1854, era a única forma de cruzar o Grande Canal.

E daí aproveitemos o que a cidade tem de melhor, perdendo-nos nas vielas, atravessando as pontes e canais, e desfrutando de cada cantinho de Veneza… demoramos mais de uma hora para chegar à praça de São Marcos, um percurso que “a direito” se faz em cerca de 5 minutos! Fica aqui uma amostra do porquê…

Essa praça testemunhou cortejos, procissões, encontros políticos e muitos carnavais. Foi descrita por Napoleão Bonaparte como “a mais elegante sala de estar da Europa” e nela reunem-se milhares de turistas… apesar da confusão é ponto obrigatório na visita a cidade por aqui se encontrarem a Basílica de San Marco, o Palazzo Ducale e o Campanário.

Nesta praça, contamos pelo menos 10 leões alados, símbolo da cidade e visitamos as suas atrações:

A Basílica com a forma de uma cruz grega possui 5 enormes domos e um interior dourado majestoso.



Os 4 cavalos que estão na sua entrada são réplicas de bronze dos originais (protegidos no museu da Basílica) que adornavam o hipódromo de Constantinopla antes que os venezianos saqueassem a cidade! Quando Napoleão invadiu Veneza levou-os para Paris, tendo nessa época servido de inspiração para os cavalos do Arco do Triunfo do Carrossel. Finalmente em 1815, após a Batalha de Waterloo, os cavalos voltaram à Serenissima.

Um “aparte”: Veneza sempre foi chamada de Sereníssima República, pela tradição histórica, e pelo seu estatuto de cidade livre, abrigando todos os perseguidos do mundo e não, como pensávamos, pela natureza “serena” desta cidade sem carros!!!!

Fomos à procura na lateral da Basílica de São Marcos, de uma estranha escultura de que tínhamos ouvido falar… Uma escultura que retrata quatro homens, abraçados dois a dois. Esta peça também foi trazida de Constantinopla no mesmo período dos cavalos e existem algumas histórias sobre sua origem: Popularmente os venezianos chamam-lhe “os quatro ladrões” porque segundo a lenda, eles representam quatro homens que foram petrificados no momento que tentavam roubar os tesouros de São Marcos. Outra interpretação é de que representem os comandantes do Império Romano divididos entre império do Oriente e império do Ocidente. Seriam Diocleziano, Massimiliano, Galerio e Costanzo.

Daqui fomos apreciar o Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges, a grande obra-prima gótica de Veneza que se assemelha a uma manta branca rendada!

Atrás dele está a Ponte dos Suspiros, construída para ligar o palácio à prisão local. Conta-se que o nome da ponte foi dado em referência aos prisioneiros condenados a morte que passaram por ali e suspiravam durante a oportunidade de ver a cidade pela última vez. Fomos até á Ponte della Paglia para a conseguir ver e fotografar.


Subimos depois ao Campanário, Inicialmente construída para ser um farol e ajudar os navegadores e tem quase 100 metros de altura. As vistas sobre o Grande Canal, a Praça São Marcos e de boa parte da cidade são fenomenais…

Ao descer detivemo-nos um pouco em frente à Torre dell’Orologio…Esta torre tem representações das fases da lua e dos signos do zodíaco, sobre um fundo azul salpicado de estrelas. No topo, duas figuras em bronze tocam o sino de hora em hora. Os dois homens são conhecidos como i mori di Venezia, tendo um deles aparência mais velha e o outro mais jovem. Representam assim o passado e o futuro: O moro velho bate o sino dois minutos antes da hora certa e o moro jovem dois minutos depois.

Ainda antes de deixarmos a praça tivemos direito a “um presente”! Esta de repente começou a ficar inundada… tivemos o privilégio de presenciar uma “acqua alta”! Pequena, na verdade, mas emocionante !!!!

Na prática a “acqua alta” é o fenómeno da maré alta. Como a cidade está cercada pelo mar Adriático se o vento soprar a mais de 25 quilômetros em direção à cidade empurra a água em direção à lagoa que tem uma bacia pouco profunda obrigando-a assim a receber muito mais água que a capacidade que tem. Quando a maré alta acontece algumas zonas de Veneza ficam alagadas, principalmente a região da Praça São Marcos, por ser a parte mais baixa da cidade. E nós estávamos lá !!!


A subida da água – Praça de São Marco

Devido à constante extração de água subterrânea, assim como a elevação do nível das águas devido ás alterações climáticas e á exploração de poços artesianos, Veneza já afundou mais de 20 centímetros nos últimos anos e a cada ano afunda cerca de 2 milímetros! Pode parecer pouco mas não é! É até assustador saber que uma das cidades mais belas do mundo está a afundar lentamente…

Saímos da multidão e regressamos ao “nosso paraíso”, os lugares escondidos desta cidade… entre eles a Livraria Acqua Alta que se afirma como a mais bonita do mundo… temos dúvidas pois somos da cidade da Livraria Lello!!! Mas que certamente é uma das mais criativas, isso é! Lá dentro há uma gôndola a servir de estante, uma escada feita de livros, uma porta que leva a um canal e vários gatos instalados entre as pilhas de livros!

E para ter as melhores vistas panorâmicas da cidade, fomos até à ilha de São Jorge, voltada para a praça de São Marcos é a oportunidade de ver Veneza de outra perspetiva.

O tradicional passeio de gondola deixamos ao vosso critério – o custo é elevado e na nossa opinião não justificado e não o fizemos por opção! Mas aqui ficam os links para os mais românticos!!!!

Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…


Simulação AQUI


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page