top of page
Início: Blog2

Giro Italiano – POMPÉIA

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Pompeia é a mais famosa das cidades romanas destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio.

Vista aérea de Pompéia com Vesúvio ao fundo

Vamos a um pouco de história:

Quando o Vesúvio entrou em erupção, em agosto de 79 d.C., ninguém estava á espera que tal ocorresse pois já estava adormecido há 800 anos… Foi uma explosão fortíssima, que fez desaparecer pelos ares boa parte do topo do vulcão arremessando pedras e lava a quilómetros de distância. As pessoas começaram a fugir em busca de abrigo…

Pompeia tinha cerca de 20 mil habitantes e ficava a 8 km de distância do Vesúvio.

Herculano, menor e mais rica, tinha 4 mil habitantes e estava a 7 km.

Durante a noite, lava, pedras, gases e cinzas tomaram conta dos arredores. Quem fugiu, fugiu. Quem ficou, morreu vaporizado com o calor do fluxo piroclástico que saía do vulcão: uma mistura de gases e pedras que se move muito rápido e é extremamente quente, atingindo os 1500 graus.

As primeiras ondas, as mais quentes, atingiram Herculano. A cidade foi completamente engolfada por camadas e mais camadas de lava, pedras e cinzas que em instantes mataram qualquer matéria orgânica presente e evaporaram toda a água. Foi assim que ali sobreviveram todas as estruturas de madeira, até hoje. E foi por isso que não há em Herculano as mórbidas “cascas” de pessoas que morreram na tragédia. Herculano ficou soterrada debaixo de 19 metros de material vulcânico.

Já em Pompéia a força da natureza foi levemente menor. A cidade ficou soterrada abaixo de “apenas” cinco metros. O calor também foi um pouco menor, já que não foi a lava que absorveu Pompeia, mas cinzas e gases em altas temperaturas.

As pessoas que ainda estavam na cidade também morreram instantaneamente com o calor, mas seus corpos foram preservados na posição em que estavam, em virtude das cinzas. Foi por isso que os escavadores tiveram a ideia de preservar essas “cascas” com argamassa, atualmente em exposição no Museu arqueológico de Nápoles, que não pudemos visitar por encerrar exatamente no dia da semana que lá estivemos …

Pompeia e Herculano foram esquecidas no tempo, até terem sido objeto de escavações no século 18.

Em Pompeia é possível ver uma cidade romana grande, com suas avenidas, templos, anfiteatros e casarões. Já em Herculano as escavações ainda não terminaram, uma vez que a cidade antiga estava tão soterrada que a nova foi construída por cima. Por isso decidimos ir apenas até Pompeia .

Saímos de Nápoles de manhã cedo para aproveitar bem o dia!

Fizemos um artigo aqui no blogue sobre Nápoles onde contamos tudo sobre esta cidade!



Se não tiverem viatura para se deslocarem até lá e uma vez que a distância é ainda de cerca de 25 quilómetros, o melhor é optar por uma tour organizada com o transporte incluído

Nós estávamos a fazer um “giro” por Itália de mota e por isso assim nos deslocamos até lá.

Mas deixamos aqui os motores de busca para um eventual aluguer um carro, que permitirá visitar não só Pompeia mas também toda a região do Vesúvio, incluindo Herculano.


Entrámos pela “Porta Marina” e fomos logo para a região VII, a mais importante, onde está o centro da cidade, o Antigo Fórum Romano e todas as suas construções.




Nas laterais do fórum há uma exposição do produto das escavações com cerâmicas e figuras de pessoas (reprodução das verdadeiras que estão no museu)… é de ficar impressionado…


Fomos ainda à enorme Casa de Sirico onde também podemos encontrar as figuras humanas conservadas e ás Termas que ocupam o mesmo quarteirão na via Stabiana e cujo estado de conservação é excelente.

Termas




É ainda nesta região que podemos encontrar o Lupanar, o antigo prostíbulo de Pompeia. Naquela época, as prostitutas eram escravas vindas da Grécia ou países do Oriente. O prédio tem dois andares e ainda conserva algumas pinturas pequenas de temáticas eróticas.

Seguimos então para a região VI onde se encontram as casas dos mais ricos, a área nobre de Pompeia. Por ali, há escavações de afrescos, decorações de jardins, fontes, banhos, etc.

Vimos, no entanto, apenas pela Casa do Fauno, uma das maiores casas de Pompeia, ocupando um quarteirão inteiro, especialmente famosa pela estátua de Fauno numa fonte no átrio e pelos mosaicos que retratam a batalha entre Alexandre, o Grande, e Dario, o rei da Pérsia.

E é aqui que vou fazer “mea culpa”… devíamos ter contratado uma tour guiada! Ou pelo menos com audio-guia!

É que por muito estudo que tenha feito (e fiz!), Pompeia é enorme e labiríntica. Não conseguimos “dar” com outras construções como a Villa dei Misteri, a Casa dos Vettii ou a Casa dos Cupidos Dourados, todas nós “meus planos”!


Após andarmos “quilómetros” perdidos, também a Vila dos Mistérios, fora dos antigos muros de Pompeia, ficou de fora… muito calor e cansaço desencorajou a caminhada até lá!

Acabamos, quatro horas após a nossa chegada (!!!) na região VIII onde o ponto alto são os dois teatros, construídos de forma a aproveitar a inclinação natural da colina e o Templo de Ísis que foi um dos primeiros a ser descoberto pelas escavações. O facto de terem encontrado o local com as decorações quase intactas contribuiu com a decisão de divulgar Pompeia para o mundo.




Foi desgastante mas recompensador poder fazer uma fantástica viagem pela história!


Caso pretenda aproveitar para pernoitar nesta zona:


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page