top of page
Início: Blog2

Giro italiano – PÁDUA

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Estacionada a mota perto na praça de Prato della Valle, fomos descobrir Pádua, a mais antiga cidade da região, neste caminho que nos levou até Veneza…

Esta grande praça elíptica, com uma ilha verde no centro (chamada de Isola Memmia) está cercada por um canal de formato oval, margeado por 2 anéis de estátuas. Há 4 caminhos que atravessam a relva (e o canal) e que se cruzam no centro. É considerada uma das maiores praças da Europa (perdendo só para a Praça Vermelha em Moscovo). À sua volta uma série de palacetes dos séculos 15 e 19, completam a bela paisagem local apesar de hoje a sua visibilidade estar “afetada” pela feira matinal aí instalada.

Mesmo assim destacou-se ao nosso olhar a Basílica de Santa Giustina.

Saindo da praça seguimos pela Via Beato Luca Belludi para chegar à próxima atração do dia e talvez a principal da cidade: a Basílica de Santo António.




Conhecida como “IL Santo” foi erguida para abrigar os restos mortais deste, sendo hoje um dos principais lugares de peregrinação católica do mundo, principalmente no dia 13 de junho… sim estamos a falar de um dos santos mais populares e amados do catolicismo, Santo António de Pádua que era, na verdade, português.

Nascido em Lisboa, aderiu à Ordem Franciscana, inclusive pregando junto com o próprio São Francisco de Assis, seu contemporâneo e veio parar a Pádua… por cá ficou até falecer em 1231, aos 39 anos.

É o padroeiro de Lisboa, das famílias, das grávidas (e das mulheres que querem engravidar), dos animais e dos pobres. Além, é claro, da fama de santo casamenteiro…

Linda por fora e por dentro, destacamos no interior o Altar-Mor, com estátuas de bronze de Cristo Crucificado, os relevos retratando os “Milagres de Santo Antônio” de autoria de Donatello e o Túmulo de Santo Antônio (no transepto norte) onde os peregrinos costumam colocar as mãos nas laterais… Há uma energia ímpar nesse lugar, difícil de explicar talvez porque a fé não se explique… mas que é patente por quem lá passa!

Fomos ainda á Capela das Relíquias, que abriga os “tesouros” ligados ao santo, como vários objetos usados por ele nas missas e, pasmem, o queixo, a língua e as cordas vocais do santo!!!



Reza a lenda que, quando abriram o túmulo de Santo António para transportar o corpo da antiga igreja até à Basílica, viram que apenas a língua e as cordas vocais estavam intactas, facto que interpretaram como uma prova de que a pregação do santo era obra de Deus e, por isso, tais partes do corpo tornaram-se “relíquias”. E são mesmo visíveis a “olho nú” o que é impressionante!

Seguimos depois a pé pelas vielas da cidade até o Palazzo della Ragione.



Este edifício foi construído num terreno aberto no meio do centro histórico, onde funcionava um mercado, acabando por dividir o local em 2 praças: a Piazza delle Erbe e a Piazza della Frutta, que está atrás. Apesar da divisão, ambas mantiveram sua função de “feira livre” e até hoje há barracas por lá.

Pertinho dali, chegamos à Piazza dei Signori, uma praça retangular, cercada por belos edifícios com arcadas e novamente com uma feira instalada!

Aqui destacamos o Palazzo del Capitano com o seu enorme relógio astronômico e um leão alado (símbolo de Veneza) na fachada da torre e a Igreja de São Clemente.

Continuando o passeio, seguindo pela Via Monte di Pietà, chegamos ao Duomo de Pádua, a Catedral de Santa Maria Assunta. Um edifício “discreto” cujo autor foi ninguém menos do que Michelangelo mas que ficou inacabada até hoje e portanto sem esplendor.

Para disfrutar com mais calma desta bonita cidade italiana, porque não pernoitar? Booking.com


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page