top of page
Início: Blog2

Giro Italiano – NÁPOLES

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Nápoles não tem o que podemos chamar de uma “ boa fama”! Qualquer pesquisa na internet alertava-nos para os índices de criminalidade e de quão suja esta cidade era!!! Máfia… é a palavra que mais se ouve!

Mas, ao invés de ver o Dom Corleone a circular por lá encontramos uma cidade muito vigiada, com os “carabinieri” e o “esercito” sempre em cima de tudo…Apesar de não termos achado Nápoles insegura, tivemos sempre cautela, como evitar descuidos em locais de grandes aglomerados, não andar por ruas desertas à noite, enfim, aqueles cuidados que se deve ter em qualquer lugar tido como “potencialmente perigoso”.

Já quanto à sujidade… não é mito!

Esta cidade é mesmo muito suja, descuidada, feia de tanto desleixo, com muito mau aspeto! É difícil gostar de Nápoles…

Mas nós tentamos… e acabamos por encontrar o seu encanto nas ruelas do Centro Histórico: autênticos labirintos, estreitas, cheias de gente, sem muitos turistas, com gente napolitana mesmo!



Um ótimo passeio para quem quer conhecer aquela Itália caótica e adorável que se vê nos filmes! Há muito barulho, fala-se alto, muito alto, aos berros como se sempre estivessem a discutir! Com muitos gestos e insultos provavelmente… Anda-se rápido, contra as pessoas, pelo meio das mil e um scooters e dos carros, que circulam nas áreas pedonais alheios aos sinais proibitivos… Andam como se estivessem sempre atrasados e param de repente, só porque sim ou para mais uma vez “discutir”! As crianças berram, os adultos dão gargalhadas estridentes…a confusão é total!

Também por ali existem várias igrejas com obras de arte… mas tínhamos vindo de Roma! Impossível ficar minimamente impressionados com o Duomo, com a Capela de Pio Monte della Misericordia ou com o Complesso Museale di Santa Chiara.

Mas outro tipo de arte chamou a nossa atenção… nos mais inusitados sítios, na esquina da viela mais suja e cheia de estendais de roupa autênticas obras de arte urbana espreitavam…




De entre as várias ruas por onde circulamos não podemos deixar e realçar a “ Spaccanapoli “, oficialmente “Via Benedeto Croce”, uma via estreita, comércio local, bares e trattorias que é “a cara” de Nápoles e a Via San Gregorio Armeno, ainda mais estreita e cheia de lojinhas de presépios.

Fomos depois até ao Castel Sant’Elmo, na região de Vomero. Apanhamos um funicular e chegamos ao alto da colina…

Dominando a paisagem de Nápoles, o Vesúvio, um dos vulcões ativos da Europa continental. Com o sol a pôr-se e as luzes da cidade a começar a acender… a vista é maravilhosa e aqui a calma é total!

Descendo pela mesma via estávamos de regresso à confusão… atravessamos o mercado mais antigo de Nápoles, a Pignasecca. Este mercado de rua é perfeito para interagir com a autenticidade napolitana. Mais uma vez a beleza do caos napolitano aflora neste mercado, com os inúmeros itens à venda desde bancas de peixes e de frutas, a roupas, sapatos, quinquilharias…




O mercado acaba noutra não menos movimentada rua, a Via Toledo, uma grande rua comercial, com lojas para todos os preços e onde podemos encontrar a Galeria Umberto I, que faz lembrar a Vittorio Emanuele, em Milão.

Onde comer pizza napolitana?

Em qualquer lado!!!! Mas ficam aqui alguns endereços muito famosos para comer a famosa pizza:

A Brandi, pizzaria que afirma ter inventado a Pizza Margarita e a L’Antica Pizzeria da Michele (Via Cesare Sersale, 1) que apareceu no filme Comer, Orar e Amar. Na Pizzaria da Michele, serve-se apenas dois sabores: ou a marguerita tradicional ou a marinara (que é a pizza sem queijo). Fomos até esta última! A pizza acabadíssima de sair do forno a lenha mesmo à nossa frente estava ótima !




A cidade tem alguns personagens, Maradona, seu ídolo futebolístico, Sofia Lauren, sua diva cinematográfica e Pulcinella, indiscutivelmente o símbolo mais conhecido do povo napolitano, com a sua intrigante máscara!

Pulcinella é um personagem de espírito ingênuo e ao mesmo tempo esperto e que não conseguia guardar um segredo! Daí a expressão “segredo de Pulcinella” significar que todos irão saber, porque originalmente, segundo a lenda urbana, o personagem era um túmulo…aberto.

Impõe-se por fim responder a uma pergunta… vale a pena ir a Nápoles? Definitivamente sim! Há uma expressão popular que diz que quem lá vai “chora duas vezes, quando chega e quando vai embora”. Uma vez passado o susto por causa do caos e de toda a sujidade a partir do momento que se vê que a magia de Nápoles está na sua autenticidade, deixá-la vai-te de novo fazer chorar, de saudade…

Tivemos a pouca sorte de visitar Nápoles no único dia em que fecha o museu arqueológico – seria caso contrário uma visita obrigatória pois lá está tudo que foi recolhido de Pompeia, inclusive as “cascas” originais (consultem o nosso artigo sobre Pompeia)

Deixamos aqui mais sugestões do que fazer em Nápoles… com especial destaque para a excursão a CAPRI!

Quanto a alojamento… depende da localização que prefiram!

Nós privilegiamos sempre ficar nos centros históricos… onde tudo acontece! E desta vez não foi exceção… numa das ruelas de sentido único por onde se transita sem qualquer problema para ambos os lados e tendo que, para lá chegar ser “napolitano” e transgredir algumas regras, chegamos ao Hotel Correra 241… E “não julguem o livro pela capa”! Apesar do aspeto exterior ficamos muito bem instalados.




Para mais opções Booking.com


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page