top of page
Início: Blog2

Douro Vinhateiro – Viagens na Nossa Terra #02

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Após um final de tarde de puro relaxamento no spa do Hotel Douro Valley onde pernoitamos e um jantar gourmet no seu restaurante “Palato D’Ouro” que, para além das magnificas vistas para o rio, nos proporcionou uma refeição inesquecível, norteada pelos ricos paladares do Douro, deixamos logo de manhã o Baixo Douro subindo as suas margens ao encontro do Douro Vinhateiro.

Lamego

Destino: Lamego, uma das cidades mais antigas de Portugal.

A sua imagem de marca é, sem dúvida o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios… no topo do morro com acesso pela imponente escadaria barroca composta por 686 degraus e diversos patamares decorados com esculturas e azulejos. A íngreme geologia do terreno acentua a grandiosidade do conjunto, rodeado pela mística do denso arvoredo que forma o Parque de Santo Estevão.



Mas, este não é o único local digno de uma visita:

Dos tempos medievais são testemunho a , cujas pinturas coloridas do teto são imperdíveis, não tivessem sido elas obra do pintor-arquiteto italiano Nicolau Nasoni, no século XVIII.

e o castelo, no alto da cidade, ao qual chegamos atravessando as muralhas pela belíssima Porta dos Figos.

Imponente, vigilante no topo da colina, a subida à Torre de Menagem permitiu-nos apreciar os rios Varosa, Coura e Balsemão e toda a região circundante.

Não saímos de Lamego, terra de sabores e tradições, sem provar a sua famosa bôla, que existe em várias versões! Umas de fiambre, outras de presunto, vinha d’alhos, atum, frango, sardinha e bacalhau, mas sempre fiel á sua receita tradicional, que remonta ao século XIX. Aliás toda esta região possui uma gastronomia ímpar, um paraíso de boa e diversificada comida, desde os pratos à doçaria tradicional.

O coelho bravo, o cabrito assado, os deliciosos petiscos de presunto, enchidos de porco…

Os biscoitos da Teixeira, os “Lamegos” e as sumarentas frutas, presentes nos pomares que se perdem de vista ao longo das encostas solarengas das terras do Douro… são apenas algumas iguarias que deliciam qualquer um que por aqui passe. Booking.com



Deixamos aqui recomendada uma tour, que parte do Porto, para quem pretenda visitar esta cidade numa visita guiada e que inclui Amarante, Lamego e Régua, todas cidades imperdíveis no norte de Portugal.

Será certamente um dia muito bem passado, estando incluído o almoço e uma visita a uma vinícola com degustação de vinho do Porto.

 

Ucanha

Deixando a cidade de Lamego, Ucanha, foi a primeira paragem neste dia périplo pelos recantos do Douro Vinhateiro.

Sendo conhecida por ser o povoado mais antigo das redondezas, localiza-se na margem direita do Rio Varosa num vale limitado pelas colinas arborizadas da Serra de Santa Helena.

As suas principais atrações são a ponte romana medieval e a torre que servia de proteção e, ao mesmo tempo, de portagem para aqueles que queriam passar de um lado para o outro do rio.

A ponte está à entrada do antigo couto de Salzedas e do seu famoso e velhinho mosteiro. A mágica travessia está ali por várias razões: em primeiro lugar, porque defendia o couto monástico, depois porque era uma demonstração do poder senhorial dos abades de Salzedas, facilitando também a cobrança dos direitos de portagem que foram extintos no século XVI. Não é difícil assim de imaginar as muitas e interessantes histórias do quotidiano de outros tempos que por ali já se viveram..


 

Salzedas

Mesmo ao lado, Salzedas brinda-nos com as suas ruínas românicas, no local de Abadia Velha e com um dos mais ricos e emblemáticos mosteiros de Portugal em torno do quem a povoação cresceu, o Convento de Santa Maria de Salzedas

As suas grandes dimensões fazem com que sobressaia, imponente, no meio do casario uniforme da pequena povoação .

 

Barcos

Sempre por curvas e contra curvas chegamos a Barcos, outras das aldeias abrangidas pelo recente programa das Aldeias Vinhateiras do Douro. É famosa pelas suas belas vistas sobre os campos de cultura que descem para o Douro e pela igreja românica que ali existe, dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

Foi habitada desde tempos imemoriais, como comprova o Castro de Sabroso, atualmente dominado pela Capela de Nossa Senhora de Sabroso. Hoje é um marco da religiosidade da região, destino de romeiros e palco de festas dedicadas à santa padroeira. Do importante cemitério envolvente restam hoje algumas tampas de sepulturas encostadas aos muros do pequeno santuário. As cruzes e as espadas esculpidas em algumas lajes revelam o estatuto daqueles a quem pertenceram.

 

Miradouro de Casal de Loivos

A última paragem antes do regresso a casa levou-nos até ao miradouro de Casal de Loivos.

Aqui o enquadramento paisagístico é perfeito…

À nossa frente a mais bela das curvas do rio Douro, o casario branco do Pinhão , os socalcos repletos de vinhedos…

Um cenário deslumbrante do Douro Vinhateiro, uma paisagem única no mundo!

Caso esteja de visita ao nosso país, sem carro próprio, deixamos aqui algumas sugestões para o aluguer:


Para outras “Viagens na Nossa Terra” igualmente encantadoras, veja os nossos artigos aqui no blogue!


Viagens na Nossa Terra #01

O Minho e as suas cidades – Viagens na Nossa Terra #03
 
 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é foto-olga-e-ze.jpg

Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 

Esperamos que tenham gostado de mais uma viagens na nossa terra, desta vez pelo DOURO VINHATEIRO!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page