top of page
Início: Blog2

"Pelos States" - MONUMENT VALLEY - Ya'át'ééh ("o espírito do bem")

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Atualizado: 23 de ago. de 2019

Saindo cedinho e pela fresca (9 graus ao sol !!!) poucas milhas seriam as percorridas neste dia pela Route 66... mas como este trecho da estrada é cheio de locais de interesse um planeamento rigoroso impunha-se para nos permitir usufruir do dia ao máximo.

Saídos de Holbrook, localidade desconhecida onde por questões “logísticas” pernoitamos rumamos à ainda menos conhecida cidade de Joseph! E porque Joseph?

Quando a route 66 chegou esta era apenas uma pacata cidade com menos de mil habitantes mas com a estrada e o consequente aumento do tráfego que a atravessada, novas oportunidades “espreitaram” os seus habitantes. Foi durante esse período que James Taylor construiu o Jackrabbit Trading Post…começou por comprar um barraco, renova-lo pintando na frente, 30 pequenos coelhos ao longo do teto e um grande ao lado do prédio ao que acrescentou um outro, de três metros de altura, com olhos amarelos, mesmo ao lado da porta, para dar as boas-vindas aos muitos turistas que passavam por ali... impossível não reparar! Mas possuir um Trading Post naqueles dias não era o suficiente pois tal atividade proliferava e muita era a concorrência…Taylor tinha que fazer algo mais. E algo mais que ele fez! Ao longo da Route 66 foi espalhando cartazes com coelhos, seduzindo os viajantes a parar no Jackrabbit… Depois de tantas milhas anunciando algo cada vez mais intrigante e enigmático, os viajantes não poderiam perder a enorme placa amarela que simplesmente dizia "Here It Is", com o seu famoso ícone jackrabbit. Uma técnica comercial invejável e que se tornou um ícone da estrada.



Outra paragem obrigatória foi feita no cruzamento imortalizado pelos Eagles na sua música "take it easy" cuja letra, “standing on the corner of Winslow” colocou esta pequena localidade no mapa.



E, ainda antes do desvio para a segunda side trip, desta vez mais longínqua, rumo ao norte, que nos levaria até Monument Valley, visitámos a maior cratera feita por um meteorito: formada há aproximadamente 50 mil anos por um meteorito de aproximadamente 50 metros a 40 mil km/h que com a força de uma bomba de hidrogénio atingiu a terra a cerca de 70.000 km/h deixando uma cratera de com mais de um quilómetro de diâmetro e 200 metros de profundidade!



Mas definitivamente o dia ficou marcado pelo desvio em que adicionamos um estado "extra", Utah, ao nosso percurso e nos fez viajar pelas terras dos índios Navajo!

A longa viagem até chegar a este símbolo do Oeste americano é uma atracão extra, são quilómetros de paisagens de tirar o fôlego que culminam com o contraste do azul intenso do céu com o vermelhão de cada grão de areia que se eleva em direção aos ceús no meio de um imenso deserto em gigantescas formas de arenito denominados “buttes” ou “mesas”… a cerca de 10 quilómetros, a reta perfeita, com tal cenário de fundo, vai ficar para sempre na nossa memória !!!



Uma vez acomodados com vistas invejáveis no “Gouding´s Lodge” fomos ver mais de perto percorrendo a reserva num veículo 4 por 4 que nos levou a todos os recantos, serpenteando por entre as suas elevações que vão dos 400 aos 2000 metros de altura!

É difícil descrever em poucas palavras a sua beleza, a sua imensidão, as suas cores que iam alterando ao sabor do cair do sol... nem as fotografias lhe fazem justiça... Ya'át'ééh ("o espírito do bem") andou mesmo por estes lados !!!

Cenário de mais de uma dezena de clássicos, como Billy the Kid, Regresso ao Futuro (III), Uma Odisséia no Espaço, Thelma e Louise é também o local onde Forest Gamp para de correr! Estar no Monument Valley é como estar dentro do faroeste americano e entrar no mundo da ilusão…

Começamos por “The Mittens”, o seu “cartão postal”: estas 3 estruturas de arenito são observadas a partir do Centro de Visitantes e também são o primeiro ponto de paragem ao se iniciar o trajeto pela estrada de terra. Segue-se o “Elephant Butte”… formação rochosa que recebeu este nome justamente por, com alguma imaginação, se parecer com um rabo de elefante!

O terceiro ponto, chamado de “Três Irmãs” é ainda mais curioso…pode ser visto de vários pontos do vale tendo-se a impressão que estas três estruturas verticais estão sempre na mesma posição independente do local de observação!

No “John’s Ford Point” podemos observar todo o esplendor deste local mágico… vários filmes foram por lá gravados e facilmente associamos a paisagem ao “estilo” John Wayne…um homem montado a cavalo, com roupas de cowboy, no topo do penhasco, de cabelos ao vento…sem dúvida, um dos locais mais interessantes de todo o vale.



Embrenhados por trilhas mais secundárias, vimos hieróglifos incríveis e arcos rochosos maravilhosos...em cada canto uma surpresa! Numa destas paragens, o nosso guia, munido duma flauta típica, tocou e cantou alguns versos de uma tradicional música Navajo, e sua voz ecoou pela imensidão da gruta… por momentos tudo parou, sentimo-nos de volta ao tempos dos Anasazi, antigos habitantes da região, embalados na voz daquele homem, que como tantos outros, por tanto tempo foram, e são os verdadeiros ‘donos’ do Monument Valley.



Também digno de referência, já no regresso da tour, uma série de formações de arenito pontiagudas chamadas “Totem Polés”, cenários de fantásticas fotografias, sobretudo porque com o cair da tarde os jogos de cor criados pelo pôr do sol ainda mais tornou fascinante a experiencia que estávamos a viver.

1 visualização0 comentário

Comentarios


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page