top of page
Início: Blog2

Tortuguero, a maior reserva natural das Caraíbas

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Deslizando quase rente à água dos canais pantanosos do Parque Nacional Tortuguero, por entre a enorme massa de vegetação, fomos até ao coração da selva húmida plantada no norte da costa caribenha… a mini-Amazónia da Costa Rica.

Como chegar

Para chegar a Tortuguero tem que se ir de carro ou autocarro até “La Pavona”, local onde se apanha uma das lanchas até à aldeia de Tortuguero. Não é possível chegar por via terrestre!

Apesar da viagem em lancha demorar cerca de duas horas, rio abaixo, é uma viagem fantástica em que desde logo se começa a explorar o que o Tortuguero tem preparado para nos oferecer!

Há vários pacotes para fazer esta visita desde a cidade de San José.

Nós optamos por passar 2 dias / 1 noite neste Parque Natural… mas se tiverem tempo disponível acreditem que não se vão arrepender da opção 3 dias/ 2 noites pois é talvez um dos locais mais espetaculares da Costa Rica. Na falta de tempo, pelo menos a tour de 1 dia, sem pernoita, apesar de cansativa, é “obrigatória”.

A nossa jornada começou bem cedo, pelas 6:30, com a recolha em autocarro no hotel em San José (Hotel Cultura Plaza).

Ao longo do caminho, fomos admirando a floresta tropical imaculada do Parque Nacional Braulio Carrillo e Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO em 1988. Rios cristalinos e belas cascatas fazem parte da paisagem que fomos desfrutando durante o traslado. Chegados ao povoado de Guapiles, foi-nos servido um delicioso pequeno almoço típico: “gallo pinto”!

Vejam AQUI sobre os “sabores da Costa Rica”

Continuamos a viagem até ao Caribe costarriquenho, cruzando extensas plantações de banana, abacaxi, cacau e outros produtos agrícolas até chegarmos a Caño Blanco, uma área de rios e lagoas onde um barco nos esperava e nele fomos conduzidos, por entre a selva até ao nosso destino final: Tortuguero.

O passeio de barco dura cerca de 90 minutos e foi uma experiência única! Rodeado por uma grande variedade de flora e fauna, desde logo foram inúmeras as espécies de aves e répteis que encontramos pelo caminho.

O destino final era o Pachira Lodge, que nos esperava com um refrescante coquetel e de um delicioso almoço!


pachira lodge tortuguero1

Um quarto numa cabana no meio da natureza, uma tour por entre os canais do Parque Natural e uma visita à área da praia e à pequena e pitoresca aldeia de Tortuguero fazem também parque do pacote.

Os canais de Tortuguero

A bordo de um bote rumamos aos canais da reserva de Tortuguero, casa de crocodilos, macacos uivadores, iguanas e milhares de pássaros coloridos! Vimos tucanos, Anhinga anhingas, garças-tigrinas e garças azuis e mais uns quantos que não conseguimos fixar os nomes…







Aprendemos que as garças brancas apenas conservam esta cor enquanto jovens, tornando-se depois azuis, que as garças negras detestam água e por isso abanam suavemente as asas, tentando secar-se ao sol após a chuva e vimos um casal de Anhinga anhingas, espécie ameaçada de extinção

Os tucanos foram, no entanto, uma paixão á primeira vista! OS tucano-de-bico-quilha ou tucano arco-íris-bico são só deslumbrantes e embora o pelicano-pardo não tenha penas iridescentes ou um bico de arco-íris é também “irresistível!

A cada dez minutos eramos presenteados com brutais “cargas de água” pela “rain forest”…o seu nome não podia ser mais apropriado! Mas tudo era compensado pelos avistamentos da vida selvagem por aqui existente!

Iguanas, lagartos, crocodilos… nada falta por estas bandas, mais ou menos camuflados na vegetação!




Ao longo do percurso fomos sendo acompanhados por macacos uivadores e pelos seus dramáticos uivos ensurdecedores. Esses mesmos que, sem nunca os termos visto ao perto, nos brindaram com um amanhecer diferente, e assustador! Um dos sons da Costa Rica que ficará para sempre gravado nas nossas memórias!

A aldeia e praia de Tortuguero

Passamos depois pelo “pueblo”, ladeado da lagoa e da praia e que é apenas uma rua de terra batida, paralela ao canal onde predominam lojas de artesanato e “souvenirs” e que mais parece, nós dias de hoje, uma cidade fantasma… o covid afastou os turistas fazendo que muitas não sobrevivessem.

E chegamos à praia de Tortuguero, com a sua areia castanha-escura de origem vulcânica, local escolhido pelas tartarugas-marinhas para desovar entre julho e outubro! Mas apesar virada ao mar das Caraíbas por aqui o azul turquesa e a calmaria a que lhe conhecemos não existe! Este mar não convida a banhos… revolto e cheio de paus, é intimidante, a sua corrente é fortíssima, e dizem os guias, que por aqui se passeiam tubarões!







E se já tínhamos ficado deslumbrados com a riqueza natural e exuberância deste ecossistema, a vista panorâmica de um voo de drone revelou-nos um lugar impar onde os rios ondulam, paralelos ao mar, por entre a densa selva e a pacata aldeia!



Outras atividades nas proximidades


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page