top of page
Início: Blog2

Ilha do Príncipe, Natureza Pura

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Após uma noite mal dormida de 6 horas no voo Lisboa / São Tomé, nem do seu modesto aeroporto saímos pois esperava-nos mais um voo interno de cerca de 30 minutos que nos levou até à Ilha do Príncipe…

142 km² de natureza no seu estado mais puro…

As imagens aéreas já nos “convenceram” e aumentaram as expectativas… Mesmo com muitas nuvens e num dia de trovoada (que fez com que o voo São Tomé / Príncipe se atrasasse umas horas)!

Foi declarada Reserva Mundial da Biosfera, só podia!

Com uma costa vulcânica intocada envolvida num ecossistema tropical onde se misturam diversas culturas africanas com as tradições coloniais portuguesas, a Ilha do Príncipe foi o nosso primeiro contacto com a “África Negra”…

Ficamos alojados em Bom Bom, um pequeno ilhéu junto da costa norte da Ilha do Príncipe.

O hotel, integrado em plena floresta tropical entre duas praias paradisíacas com água cor de esmeralda e areia dourada pelo sol, onde é possível observar numa o nascer do sol e na outra o pôr-do-sol, é um refúgio tranquilo e que nos oferece o que de melhor a Natureza tem para mostrar.

Todas as palavras serão sempre poucas para descrever tamanha beleza…

Se nunca se apaixonaram à primeira vista, terão aqui a vossa estreia! Impossível não nos perdermos de amores pela Ilha do Príncipe “encantado”.

Após uma manhã simplesmente a usufruir da extraordinária paz e da beleza natural desta parte remota do Mundo, quisemos sair do “paraíso”, conhecer um pouco esta pequena ilha, apenas habitada no centro e norte por cerca de 9000 pessoas já que o Sul é ainda virgem e inabitado!

E como circular na Ilha do Príncipe não é tarefa das mais fáceis optamos por um dos passeios que o hotel organiza…

Ao longo do percurso tivemos oportunidade de testemunhar o modo de vida dos habitantes da ilha e as suas modestas casas. Normalmente são as minhas fotos preferidas… “as fotos do caminho” como lhes costumo chamar! Ficam normalmente desfocadas, desenquadradas, até tortas mas refletem realidades, culturas e modos de vida diferentes. E é isso que buscamos em todas as viagens que fazemos!

Fora da única estrada em alcatrão que liga o aeroporto à pequena capital da ilha, Santo António, todos os caminhos são de terra batida. Cruzámo-nos com algumas crianças a brincar na berma da estrada e à porta das suas casas, construídas essencialmente em madeira, muito simples, sem grandes condições e com mulheres que levam a cabo as tarefas domésticas de lavagem das louças e das roupas nos fontanários públicos.

Somos confrontados com este estado de precariedade em cada canto, por aqui o progresso ainda não chegou, parece que parou no tempo… tudo é muito simples e básico.

Roça Paciência

Sempre rodeados de floresta tropical fomos observando as várias espécies de árvores até chegarmos à Roça Paciência, em processo de reabilitação, onde já se trabalha no processo da secagem do cacau e se prepara o relançamento da agricultura. Daqui saem legumes, frutos, ervas aromáticas, café e cacau, além das compotas servidas aos pequenos‑almoços nos principais hotéis do Príncipe.

Situada a norte da ilha do Príncipe, apesar da sua pequena dimensão e aspeto deteriorado pelo tempo, conserva um certo ambiente familiar, muito idêntico às pequenas quintas portuguesas. Tem uma estrutura de «roça-terreiro», com geometria quadrada e encerrada pelos seus edifícios: duas sanzalas ocupam uma das faces do recinto, os secadores e o antigo galinheiro formam a ala contrária. As oficinas e a casa principal, a casa dos empregados e os escritórios “fecham” o complexo.

Descobrimos que o cacau é um fruto, doce, cujo sabor nada se assemelha ao chocolate… provamos um que o Vander, nosso guia/motorista apanhou na beira de estrada!

E ficamos impressionados com a simplicidade com o que nos foram confidenciando os nossos anfitriões, que após nos mostrarem um número infindável de folhas e frutos que usam no dia a dia, nos dizem: “ …aqui somos todos ricos! Temos uma terra que nos dá tudo, é só colher e cozinhar”! “Há, claro, pessoas pobres, como no mundo inteiro, mas quando têm fome esticam a mão para uma árvore de fruta-pão, assam-na numa fogueira improvisada e têm uma refeição.”

Praia Banana, Ilha do Príncipe

Partimos depois para mais um recanto de suster a respiração na Ilha do Príncipe: a praia da Banana com os tons de azul com que as praias daqui já nos habituaram.

Apenas a conseguimos apreciar de cima, do alto da Roça Belo Monte, mas só a vista sobre o mar turquesa e a vegetação já nos conquistou… o areal branco e as águas transparentes convivam a que até lá se desça… se tiverem tempo não hesitem, apostamos que não se vão arrepender!

Roça Belo Monte

Bem perto, a Roça Belo Monte, no topo da montanha, oferece além de mais uma maravilhosa vista, alojamentos de luxo, restaurante e piscina numa envolvência também ela digna de registo.

Uma aposta num tipo de turismo diferente, que respeita a identidade, a cultura, a arquitetura paisagística e patrimonial e que por isso não podemos deixar de aconselhar:


Há ainda aqui, para visita um pequeno museu com muitas informações sobre a história da ilha, a sua flora e fauna e ainda com alguns trajes típicos.

Roça Sundy

Conhecemos ainda a Roça Sundy, de arquitetura colonial, resultado da conversão em hotel de uma roça de cacau em que 90% dos atuais colaboradores foram recrutados na comunidade local, que ainda por lá vive e “partilha” as instalações… em breve terão a sua “Terra Prometida” onde serão realojados.

A roça está dividida em dois espaços: a casa principal e os antigos secadores e as sanzalas e as cavalariças. O ponto de encontro é o terreiro central onde é frequente assistir a um improvisado jogos de futebol! Há ainda o antigo hospital, junto ao principal acesso, uma sombra do que já foi, mas tem o encanto e o potencial de uma construção que a selva está a encarregar-se de cobrir.

Este é mais um dos projetos de Mark Shuttleworth, sempre com uma forte componente de responsabilidade social e sustentabilidade ecológica. Dizem os locais que o empresário (e milionário) ao sobrevoar a ilha não resistiu à beleza! Hoje a sua empresa é a principal entidade privada na ilha.

Aliás, este é o lema em toda a ilha: a agricultura é 100% biológica, os hotéis estão restringidos a pequenos resorts, com limite de 50 bangalôs e partir de 2020, será cobrada uma taxa para a entrada de plástico.

Outra curiosidade na Roça Sundy é o facto deste local ter sido palco do teste da teoria da relatividade de Alberto Einstein pelo astrónomo inglês Arthur Eddington e o seu assistente Edwin Cottingham, um ponto alto da ciência do século XX. Aconteceu durante um eclipse solar, que permitiu analisar a deflexão da luz. Tal como é explicado numa placa alusiva ao acontecimento histórico, aqui ficou provado que o espaço e o tempo não eram absolutos!

É um lugar especial, cheio de história e de histórias, onde se sente a tranquilidade em cada canto!

Santo António, a capital da Ilha do Príncipe

E finalmente fomos visitar a velha cidade portuguesa de Santo António, tecnicamente a cidade mais pequena do Mundo!

É uma cidade que provoca sentimentos contraditórios. Por um lado, pobre, mal cuidada, quase a roçar o abandono. Por outro, cheia de crianças e jovens, movimentada para os seus cinco mil habitantes, com uma loja de cada ramo para os servir – padaria, mercearia, de recordações ou de venda de tecidos.

Questionamos sobre o que pensam de “nós”… pensávamos que não teriam a melhor imagem dos seus antigos colonizadores! Mas não… para nossa supressa foi “isto” que ouvimos das suas bocas:

“Nós dizíamos mal dos portugueses, mas a verdade é que tudo foi à falência quando foram embora!”

“O povo não soube manter o que tínhamos e tudo ruiu! O gado morreu porque não o soubemos tratar, as roças pararam de produzir, foram invadidas pelas pessoas e degradaram-se”. “

“Atualmente temos muitas ajudas de Portugal e vivemos muito dos turistas portugueses que são maioritariamente os nossos visitantes e por isso somos muito gratos…”

E, a verdade é que em todo o percurso fomos sendo invariavelmente cumprimentados por desconhecidos, adultos e crianças, que nos recebem com olhar curioso e um sorriso nos lábios, que se “abria” ainda mais quando percebiam que eramos portugueses! NÓS é que ficamos eternamente gratos!

Na ilha em que a floresta tem mais força que o homem, a simplicidade das suas gentes, a beleza surpreendente das suas paisagens e das suas praias paradisíacas conquistou-nos de imediato e passou sem dúvida para o top das nossas preferências.

Esta é a ilha onde mais de cinquenta por cento do território é área protegida. Aqui trocam-se garrafas de plástico por outras amigas do ambiente, incentiva-se a reciclagem desde a escola primária e combate-se o turismo de massas com o turismo de consciência. Não em projeto… na vida real!

É um pequeno diamante em bruto à espera de ser descoberto. Descoberto, (mas, por favor) não alterado… quase apetece desejar que se mantenha em segredo!

Esta foi a nossa primeira “paragem” na viagem que fizemos em 2019 ás ilhas de São Tomé e Príncipe…

Não percam as próximas, no Ilhéu das Rolas e nas rotas norte, centro e sul de São Tomé!


São Tomé e Príncipe – LEVE, LEVE

Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…


Simulação AQUI


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

 
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page