top of page
Início: Blog2

"Bruuummm...até ao deserto do Sahara!" - 11ª Etapa - Agadir /El Jadida / Casablanca

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Atualizado: 3 de set. de 2019

Pensando nós que os restantes percursos por serem sempre por auto-estradas e ao longo da costa já não apresentariam mais dificuldades, mal sabíamos das agruras que nos haviam de estar reservadas nesta etapa… afinal esta aventura em solo marroquino continuava a surpreender!

Rumo a norte, com o destino final de Casablanca, tínhamos mais uma vez que atravessar uma zona montanhosa acima dos dois mil metros de altitude. Á medida que subíamos a temperatura começou a baixar e vento começou então a fazer “das dele”! Incrédulos por estarmos a verificar que a temperatura descia dos 12 graus sem estarmos vestidos de forma adequadas para tais temperaturas começamos a temer o pior: nem tanto pelo frio que nos gelava os ossos mas devido ás rajadas de vento que vinham de todos os lados e nos sacudiam violentamente…E dos céus veio a “machadada” final! Enquanto progredíamos vagarosamente atrás de um camião que nos dava algum abrigo reparamos que vindos do topo da montanha que ainda estávamos a subir os carros traziam ligados os limpa pára-brisas… sinal de quê?!? Chuva, claro! E dela, uns metros mais á frente, não escapamos…

Foi com um suspiro de alivio que deixamos a montanha para trás e com ela o mau tempo, regressando de novo a temperaturas mais condizentes com um pais africano!

No caminho, fazendo uma pausa para almoço, visitaríamos El Jadida, a cidade portuguesa, aproveitando para conhecer a antiga cisterna lusa, recentemente descoberta e que era utilizada para recolher a água das chuvas e possibilitar assim dar água aos portugueses dentro da cidade murada, mesmo durante tempos de guerra e cerco. Tínhamos lido que é simplesmente maravilhosa a vista espelhada das 25 colunas e do buraco superior que deixa entrar luz na água de palmo de altura no chão. No entanto, lá chegados, deparamo-nos com tudo encerrado e assim não pudemos apreciar este local onde a presença portuguesa em Marrocos faz também se fez sentir e que nos tinha levado a fazer um desvio ainda significativo no percurso. O dia não estava, definitivamente, a correr como esperávamos…



E foi já ao fim da tarde que chegamos a Casablanca. Íamos já a contar com uma cidade que não tem muito para ver e de facto parece-se muito a uma banal cidade europeia, mais suja e menos civilizada. Trata-se da capital financeira de Marrocos, onde vivem mais de cinco milhões de pessoas e cujo porto, construído no início do século XX é um símbolo do sucesso económico da cidade.


Ficamos bem instalados no Hotel Goldem Tulip Farah Casablanca



Casablanca é uma cidade que vive no imaginário de todos, potenciado pelo filme com o mesmo nome protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. E foi no cenário deste filme, no “Rick`s Café” onde se desenrolava grande parte da trama, situado perto do porto da cidade que tivemos o privilégio de saborear um fabuloso jantar, á luz de velas e ao som do piano… para ser perfeito faltou apenas o pianista tocar o “As Time Goes By”!!!



O seu local mais famoso é, no entanto, a “Mesquita Hassan II”, uma das duas mesquitas em todo o Mundo (a outra é a “Mesquita Azul” em Istambul) onde é permitida a entrada de não muçulmanos. As suas visitas são guiadas e em horários pré-estabelecidos pelo que deixamos para o dia seguinte conhecer por dentro esta moderna construção do mundo árabe. Mas logo nessa noite ficamos impressionados… praticamente de toda a cidade é visível o seu minarete, o mais alto do mundo, com 210 metros de altura e que se evidencia, na noite, devido ao laser que aponta para Meca com um alcance de cerca de 30 quilómetros…



Em jeito de passeio e para fazer digestão do jantar, deslocamo-nos ao longo da avenida marginal que liga o “Rick`s Café” á Mesquita e pudemos desde logo observar de perto o seu exterior… imponente quer por se tratar da terceira maior do mundo, atrás da Mesquita de Meca e da Grande Mesquita de Jerusalém ocupando uma área com cerca de 9 hectares, quer porque nos proporcionou o encontro com milhares de fieis que saíam após a derradeira oração do dia. Não sabemos ao cerco quantos estariam por lá naquele dia, só que a sua capacidade é de cento e cinco mil pessoas repartidas entre a sala de oração e o seu pátio externo e por estarmos na época do Ramadão as orações costumam estar sempre lotadas…

3 visualizações0 comentário

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page