top of page
Início: Blog2

A passagem de Moisés, Costa Rica

Foto do escritor: aroundtheworldtravelaroundtheworldtravel

Queríamos experimentar um incrível fenómeno natural no “Moses’ Pass” no Parque Nacional Marino Ballena. Como o nome indica, a Passagem de Moisés é “um caminho” entre as águas do oceano, por onde caminharíamos até uma ilha sem nos molhar!




Lembram-se do momento histórico da bíblica em que Moisés ordenou que o Mar Vermelho se separasse? O povo a caminhar entre as águas, seco e seguro, até à outra margem… nós bem tentamos mas a maré já subia quando chegamos… ficou a ideia !!!




Por isso, fica o conselho… verifiquem os horários das marés antes de partir. Site oficial AQUI!

Antes de mais para não vos acontecer o mesmo que nos aconteceu pois podíamos ter ido uma hora mais cedo e já tínhamos conseguido passar e por outro lado, porque também é importante ter a certeza que há tempo para voltar para a costa antes que as marés voltem para dentro. À medida que as marés sobem, submergem parte da ilha e a ponte de terra “desaparece”!

Sem querer retirar a “magia” ao lugar, passamos á explicação científica:

Esta separação do oceano é uma ocorrência natural de uma formação de tombolo. Em termos simples, um bar de areia forma-se entre a ilha e o continente, resultante dos sedimentos depositados pelas ondas à volta da ilha e pela convergência de correntes marítimas naturais.

E, como se a separação das águas do oceano não fosse suficiente, há mais para nos maravilhar neste Parque Nacional. Primeiro, quando a Passagem de Moisés e a sua ilha aparecem à vista total, têm uma forma muito distinta: cauda de uma baleia, por isso é chamada de Playa Cola de Ballena (Whale Tail Beach) localmente.

Em segundo lugar, este local específico é onde centenas de baleias migratórias se reúnem todos os anos para se reproduzir e alimentar.

Coincidências!

A famosa praia de cauda de baleia da Costa Rica está localizada na pequena cidade de Uvita, cerca de uma hora ao sul de Manuel António e cerca de 2 horas de San José. O parque tem várias entradas diferentes, por isso para não perder tempo apontem que o lugar certo para visitar este fenómeno natural é na Playa Uvita (Praia Uvita).

Surpreendentemente, é um desses tesouros de ecoturismo que não transbordam de turistas. Composta por florestas de mangues, recifes de corais e praias intocadas, esta é uma praia para visitarem se quiserem ver a frágil vida selvagem no seu estado puro.




Outro atrativo deste Parque Natural é são as baleias que emergem da água oferecendo um espetáculo a não perder…elas chegam todos os anos (de julho a outubro) para levar a cabo seu ciclo de reprodução e por isso se forem á Costa Rica nesta época fica aqui a recomendação. Como fomos início de em junho não tivemos essa oportunidade, mas fica a dica!





Este é um dos muitos parques naturais da Costa Rica.

Nesta road trip que fizemos pelo país visitamos ainda, entre outros:




Parque Nacional Manuel António, Costa Rica



Tortuguero, a maior reserva natural das Caraíbas



Monteverde, na floresta das nuvens!


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


IMG_0869.JPG

Travel Around the World

Início: Bem-vindo

O nosso objetivo...

PARTILHAR as nossa experiências, INSPIRAR as vossas viagens!

WHERE ARE WE ⁉️_#travel #travelphotograp

Durante anos, temos viajado por este mundo fora...temos vivido experiências únicas que fomos relatando apenas entre o nosso grupo de amigos pessoais.
Gostávamos, no entanto de partilhar com o mundo as nossa vivências e quem sabe ser uma fonte de inspiração, de ajuda e de conselhos para quem quiser viajar.
Finalmente decidimos assumir esse papel fundando  o "Travel Around the World" com esta missão.
Se estiveres interessado, acompanha-nos  no BLOG - quer nas viagens que já realizamos, quer "em direito" nas que temos planeadas...
Explora o site e senta-te à vontade para participar, dando ou pedindo sugestões, dicas ou simplesmente se quiseres ajuda para planear uma viagem.

Início: Sobre

Africa

Por enquanto este é o continente menos visitado... mas já nos permitiu uma das melhores aventuras a dois! Percorremos de mota grande parte de Marrocos em pleno Ramadão! Contamos aqui tudo na seção "Marrocos - Bruuummm...até ao deserto do Sahara!"

IMG_9252_edited_edited.jpg
Início: Citação

A nossa primeira “grande viagem” levou-nos ao continente norte americano!

Passamos uma semana fabulosa em NY... “corremos” a cidade de “fio a pavio” e até hoje ainda não encontramos nenhuma que se lhe compare...

Uns anos depois voltamos para percorrer a mítica Route 66, numa viagem que agora, vista à distância, foi um verdadeiro teste à nossa relação: 17 dias, sozinhos, a maioria do tempo “enfiados” dentro dum carro, percorrendo um país de costa a costa, pernoitando todas as noites em locais diferentes, sujeitos a variações de fusos horários, clima e de humor!!!!!

De Chicago a Los Angeles, fomos passando, um a um pelos Estados de Illinois, Missouri, Kansas, Ocklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California... com desvios ao Estado de Utah para conhecer Monumento Valley, ao estado de Nevada para pernoitar na "fabulous Las Vegas" e ao grandioso Grand Canyon... sem dúvida a viagem das nossas vidas! Contamos aqui tudo na seção "Pelos States!"

América do Norte

Início: Citação
torre.JPG

Europa

“Esgotadas” as férias em destinos mais longínquos, é nas escapadinhas de fim de semana que vamos, uma a uma, visitando as cidades europeias...

Não é fácil! Implica sempre voos tardios à sexta feira após um dia de trabalho ou uma alvorada com as galinhas no sábado para chegar ao destino e “bater pé” o dia todo... regressar domingo a horas impróprias para estar de novo “ao serviço” segunda de manhã !!!

Missão - ver tudo !!!!

Grau de sucesso - 100%


Como ???? Quando se viaja a dois tem que se ter interesses comuns e uma forma de estar na vida semelhante. Isso é determinante para que a viagem decorra com sucesso, agrade a ambos e nos permita, muitas vezes com “sacrifício” do descanso e com algumas refeições “esquecidas” usufruir ao máximo! Contamos aqui tudo na seção "Europa / City Breaks!"

Início: Citação

Na Ásia vivemos experiências tão enriquecedoras e tão díspares que não resistimos partilhar contigo… fazem parte da nossa história!

Começámos pelo Japão… um daqueles destinos místicos e fascinantes, com contrastes entre a tradição e a modernidade. Um destino de difícil compreensão pelo olhar ocidental e, por isso mesmo, verdadeiramente desafiador. A “terra do sol nascente” deixou-nos impressionados com a sua organização, a sua extrema educação, extrema limpeza e sensação de segurança inigualável!

Mas o nosso coração, de verdade, ficou no Sudoeste Asiático… Vietname, Camboja, Laos, Tailândia, Indonésia, Singapura, Sri Lanka… de todos estes países regressámos a casa de coração cheio, em todos eles absorvermos tudo o que nos nossos sentidos nos podem dar! Mais que os “grandes” monumentos marcou-nos as pessoas com que nos cruzámos e que tornaram cada sitio “enorme”… Vimos paisagens deslumbrantes que nos ficaram na retina muitas vezes mais pela sua simplicidade e autenticidade do que pela sua dimensão. Eternizamos na nossa memória cheiros, sons, sabores… a vida quotidiana dum povo, o seu estilo de vida alheio ao turista que passa maravilhado com a tamanha diversidade cultural

Contamos aqui tudo na seção "De olhos em bico!"

Ásia

Início: Citação
IMG_0063.JPG

Oceania

Longe de tudo, literalmente do outro lado do mundo foi a nossa escolha para a lua de mel...

Começamos pela Austrália...As suas dimensões continentais abrigam desde um paradisíaco fundo do mar turquesa sob um sol tropical, um sagrado deserto vermelho, paisagens inusitadas e cinematográficas e uma das faunas mais curiosas e perigosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestruturas de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a movimentada Melbourne.

Seguimos daí para a Nova Zelândia que reúne cenários naturais de tirar a respiração como vulcões, géiseres e lagos multicoloridos com uma intensa cultura Maori, seu povo nativo e em cuja língua, “Aotearoa”, significa “Terra da Grande Nuvem Branca”! Contamos aqui tudo na seção "Do outro lado do Mundo!"

Início: Citação
Início: Video
Início: Inscreva-se

Entre em contato

Thanks for submitting!

Início: Entre em contato

©2019 por Travel Around the World. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page